(15) 98128-3019 contato@infokap.com.br Agência de Marketing Digital

Domínio e hospedagem para sites: entenda a diferença

Antes de ter o seu próprio site, você precisa ter duas coisas indispensáveis: o domínio e a hospedagem. Algumas pessoas, principalmente aquelas que nunca tiveram um site próprio, podem ter algumas dúvidas referente à domínio e hospedagem.

Nesse artigo nós vamos explicar a diferença entre um e outro. Continue a leitura!

O que é um domínio?

Domínio é como se fosse o CPF ou CNPJ do site. Ou seja, é aquele nome que você digita no navegador para acessar o site, o nome que vem depois do “www.” Por exemplo, www.meusite.com.br. Neste caso “meusite” é o domínio. Outro exemplo: www.google.com. Neste exemplo, o domínio é “google”.

O domínio é uma forma que facilita memorização para determinar a sequência de números conhecida como endereço IP (Internet Protocol) do servidor onde seu domínio está hospedado.

Geralmente o domínio é o nome da sua empresa, serviço, produto somado a alguma atividade relacionada. Por exemplo: www.silvaalugueldeveiculos.com.br.

Talvez você já tenha percebido que sempre após o domínio, há um “.com” ou “. com.br” Quando uma URL, ou seja, o endereço eletrônico termina com um “.com” geralmente está relacionado a algum comércio ou empresa privada. Os que terminam com “.gov” estão relacionados às instituições governamentais. E por fim, as que terminam com “.org” estão relacionadas às ONG’s (Organizações Não Governamentais).

Então, apenas para reforçar e deixar mais claro: URL (Uniform Resource Locator) é a estrutura completa do endereço eletrônico. Por exemplo: http://www.nome-do-site.com.br é a URL. O “http” ajuda o navegador a identificar o protocolo de comunicação (que neste caso é o Hypertext Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, em português). Já o “www” refere-se ao fato de a página estar disponível na World Wide Web. Após isso, vem o domínio, o nome do site/empresa. E por último, nas últimas duas divisões da URL estão os indicadores do tipo de domínio (.com, .gov, .org) e o país, que neste exemplo é o Brasil (.br).

Como obter um domínio?

Agora que explicamos o que é um domínio, vamos falar como você pode obter um domínio para o seu site.

Você pode contratar um domínio acessando o site registro.br. Logo na primeira página você pode verificar a disponibilidade do domínio que você escolheu. Se o nome que você escolheu para o seu domínio estiver disponível, você realiza um cadastro e efetua o pagamento pelo registro. O valor a ser pago pelo registro do domínio é de R$ 40,00 por ano.

Após registrar seu domínio e a confirmação do pagamento, você precisa configurar os valores de DNS para que o domínio funcione no seu site. O DNS é o responsável por converter o seu domínio no endereço de IP do servidor de hospedagem em que o site está armazenado. Os valores de DNS serão disponibilizados para você pelo serviço de hospedagem.

O que é hospedagem?

Hospedagem, como o nome já sugere, é onde seu site ficará hospedado. Para ficar mais claro vamos imaginar uma empresa e seus funcionários. A empresa hospeda funcionários e produtos. A hospedagem do site é como se fosse a empresa e o seu site e todo seu conteúdo são os funcionários e produtos.

Falando de uma forma mais técnica, a hospedagem é um serviço, que por meio de uma infraestrutura de servidores, redes, sistemas e políticas, permite que alguém acesse o site vinculado ao seu domínio, enviar e receber e-mails, ter aplicações e sistemas acessíveis de qualquer dispositivo conectado, etc.

O que preciso saber antes de contratar uma hospedagem?

Existem muitas empresas que oferecem serviços de hospedagem. Mas há alguns pontos principais que separamos a seguir, dos quais você precisa ficar atento antes de contratar tais serviços:

  • Suporte: é algo que ninguém quer precisar um dia. Mas se você não é um expert no assunto, é quase certo que cedo ou tarde você precisará. E precisa contar com um suporte técnico que fale a sua língua, seja objetivo, educado, que solucione seu problema de forma rápida e eficaz.
  • Infraestrutura: os servidores, tecnologias e serviços que serão usados para hospedar o conteúdo do seu site devem ser atualizados e abrangentes. A empresa de hospedagem tem que ser capaz de acompanhar tudo que aparece todos os dias.
  • Recursos: preste atenção na variedade de recursos que a empresa de hospedagem oferece, afinal é sempre bom fazer escolhas de uma forma descomplicada, já que ninguém quer investir horas no aprendizado de sistemas complexos. Opções como um instalador automático de CMS, é muito importante e ajuda na criação e manutenção do site.
  • Preço: Cuidado com preços muito baixos! Sabe aquele famoso ditado o barato sai caro? Pois é! Qualidade tem preço! Você não precisa contratar o serviço mais caro. Mas fuja do que é muito barato, porque não é possível fazer mágicas no setor de tecnologia.

A Infokap, presta serviços de hospedagens para sites com essas características que acabamos de citar e muitas outras. Além de hospedagem, também oferecemos serviços de lojas virtuais, criação de sites, anúncios no Google (Google ADS), serviços de otimização (SEO) entre outros.

Entre em contato conosco agora mesmo e aproveite este momento onde o comércio eletrônico tem se fortalecido muito. Estamos ansiosos para poder te ajudar!

Facebook Comentários