(15) 98128-3019 contato@infokap.com.br Agência de Marketing Digital

Coronavírus: Veja como a tecnologia pode te ajudar no momento de crise

Com certeza o coronavírus é o maior assunto do momento. Ele literalmente parou o mundo.

Diversos eventos esportivos foram cancelados ou adiados, o mercado financeiro está sendo afetado consideravelmente com quedas em todas as bolsas de valores do mundo.

O dólar bateu um novo recorde ultrapassando o valor de R$ 5,00. Muitas empresas e comércios diminuíram ou pararam totalmente suas atividades fechando suas portas.

Enfim, muitas coisas mudaram no mundo todo. Estamos enfrentando uma crise. Mas não devemos entrar em pânico, pois o mundo já passou por coisas piores e conseguimos vencer as objeções.

É claro que todo cuidado deve ser mantido, como evitar aglomerações, lavar sempre as mãos, se tossir ou espirrar, usar lenços de papel, etc. Todos os cuidados de higiene devem ser tomados. A situação é séria sim, não deve ser encarado como algo de pouco ou nenhuma importância do tipo: Ah, mas é só uma “gripezinha”.

A taxa de mortalidade do coronavírus é baixa, mas é real. Sem falar que ele é um vírus resistente e se espalha rapidamente contagiando as pessoas.

Devido toda a essa crise, os governantes nos incentivam a ficarmos em casa, se possível. Muitas empresas estão aderindo ao home office. Ou seja, trabalhar de casa ao invés de ir ao local da empresa como de costume.

Para alguns isso é uma novidade, e pode até ser um desafio. Pois para quem está acostumado a trabalhar fora, assimila sua residência como um local de lazer e descanso e não de trabalho.

Portanto é preciso ter disciplina para que seu trabalho possa render. Pois em casa as distrações são muitas. Família, celular, TV, animal de estimação, entre outros.

O lado bom de o coronavírus te forçar a ficar em casa

coronavírus home office

Se caso seu trabalho não seja possível de ser executado de casa e a empresa que você trabalha parou suas atividades e te deixou em “quarentena”, fique tranquilo(a). Sabemos que se você é uma pessoa bem ativa, que gosta de sair, passear e não gosta muito de ficar em casa, toda essa situação pode ser entediante.

Mas toda essa turbulência tem seu lado bom e você pode tirar proveito da situação para investir em seu lazer e também em sua educação. E toda tecnologia que temos disponível nos dias de hoje pode nos ajudar a superar a crise do coronavírus de uma forma mais eficiente e menos entediante.

A internet nos dá a possibilidade de fazermos diversas coisas de nossas casas, inclusive trabalhar e estudar. Veja a seguir alguns programas que podem te ajudar a realizar seu trabalho de casa.

Zoom Cloud Meetings

O Zoom Cloud Meetings é uma excelente plataforma muito usada para realizar reuniões online. Se você precisa fazer uma reunião com os colegas de trabalho ou até mesmo com familiares ou amigos, o Zoom é uma ótima alternativa para driblar a crise do coronavírus.

Ele funciona basicamente da seguinte maneira: Você acessa a plataforma pelo celular ou computador e cria um link de compartilhamento com as pessoas que você quer que participem da reunião. Se as pessoas não tiverem o programa, elas podem baixar e através do seu link entrarem na mesma “sala de reunião” onde todos podem interagir.

A vantagem do Zoom é que ele é gratuito, leve e relativamente fácil de se usar. Se você quiser saber mais sobre ele, acesse aqui.

Trello

O Trello é uma ótima plataforma para você organizar suas tarefas. A grande vantagem é que ele pode ser usado por você e sua equipe simultaneamente. Por exemplo, se você e seus colegas estão trabalhando em um projeto juntos, vocês podem organizá-la na plataforma onde cada membro da equipe pode editar e acompanhar o progresso do projeto.

O Trello pode ser usado tanto no computador quanto no celular onde ambos são sincronizados. O Trello também é uma plataforma gratuita e pode ajudar muito você e sua equipe a otimizarem suas tarefas. Para saber mais, acesse aqui.

Google Drive

Você tem um monte de arquivos que precisa compartilhar com sua equipe de trabalho? Sem problemas. Você pode fazer isso através do Google Drive. Além de ser um serviço de armazenamento em nuvem, você também pode compartilhar com seus colegas que você autorizar. Eles podem fazer alterações em suas pastas e documentos. Uma ótima ferramenta para uma equipe trabalhar junta em um mesmo projeto.

Para ter acesso ao Google Drive basta ter uma conta no Google, um G-mail. Logo de início você já tem acesso a 15 GB grátis para armazenar o que você quiser na nuvem. Caso precise de mais espaço, o Google disponibiliza planos com mensalidades bem acessíveis. Para saber mais, acesse aqui.

Pomodoro Tacker

Esse não é um programa ou aplicativo como os outros. Trata-se de um site onde você cronometra suas atividades escolhendo um período de tempo onde você irá trabalhar em uma atividade sem interrupções e fará pequenos intervalos de descanso e assim sucessivamente.

Por exemplo, suponhamos que você precise fazer um relatório e quer terminá-lo em uma hora. Você programa o Pomodoro Tracker para 25 minutos de atividade focada, onde você irá apenas se concentrar no seu relatório nesse tempo.  E depois programa uma pausa de 10 minutos onde você irá descansar, beber água, ir ao banheiro, etc. Após o descanso de 10 minutos, você trabalha mais 25 focado e termina seu relatório.

Essa técnica é chamada de técnica pomodoro e ajuda bastante a aumentar a produtividade e concentração. Ela é ótima para ajudar pessoas que enfrentam problemas relacionados às distrações. Algo que pode ser bem comum de acontecer estando em casa. Para acessar o Pomodoro Tacker, é só clicar aqui.

Bem, essas são algumas ferramentas que recomendamos para que você otimize seu tempo e trabalho em casa enquanto aguarda a crise do coronavírus passar. Pois por pior que ela possa parecer, ela vai passar e logo as coisas voltarão a ser como era antes.

Reforçamos o que falamos no início: não fique em casa apenas trabalhando, mas também separe seu tempo para o lazer e para o aprendizado. São diversas formas de se divertir na internet e também de aprender algo novo. Plataformas como a Udemy possuem excelentes cursos gratuitos ou com um valor bem acessível.

Se você gostou desse post e das dicas dele, compartilhe com seus amigos. E se você quer usar a internet, o marketing digital para alavancar seus negócios, entre em contato com a gente que nós vamos te ajudar!

Até a próxima!

 

Facebook Comentários