(15) 98128-3019 contato@infokap.com.br Agência de Marketing Digital

Criação de sites profissionais: entenda a importância

Você, que possui uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, seja qual for o segmento. Se você é um profissional liberal, prestador de serviços, artista, enfim, se você é um empreendedor, a pergunta que te faço é: você possui um site no nome da sua empresa ou negócio? Se sim, ele pode ser considerado um site profissional? Continue a leitura desse artigo para descobrir as vantagens da criação de sites profissionais.

Para entender a importância da criação de sites profissionais, vamos analisar alguns números.

Números não mentem

Criação de Sites Profissionais
 

Mais da metade da população mundial (cerca de 52%) está conectada a internet atualmente, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Estamos falando de quase 4 bilhões de pessoas. Já no Brasil, a porcentagem é ainda maior. 70% dos brasileiros estão conectados a internet. São cerca de 127 milhões de internautas. E esses números tendem a aumentar ainda mais nos meses e anos seguintes.

O que isso quer dizer? Quer dizer que seu cliente, com certeza está conectado a internet, independente de qual for o seu negócio. Mesmo que seu serviço não tenha nada a ver com internet, o seu cliente usa essa ferramenta para pesquisar.

Por exemplo, suponhamos que você possua uma barbearia. Barbeiro é uma profissão que existia muito antes da internet, certo? Mas acredite, seus futuros clientes estão procurando uma boa barbearia através da internet.

Uma pesquisa feita por uma equipe do grupo Kantar, uma das principais empresas de dados, insights e consultoria do mundo, mostrou que 9 a cada 10 brasileiros fazem pesquisas pela internet antes de comprar um produto ou serviço. Ou seja, 90% da população brasileira usa a internet antes de comprar qualquer coisa. 

E tem mais: 74% desses consumidores afirmaram preferir comprar pela internet após a pesquisa.

Daí que entra a importância de você possuir um site profissional. Ele será seu cartão de visita na internet. E por isso não pode ser feito de qualquer jeito.

Criação de sites profissionais e suas vantagens

criação de sites profissionais

A criação de sites profissionais traz algumas vantagens para você e seu negócio. Veja a seguir algumas delas:

  1. Visibilidade: Como falamos antes, a imensa maioria dos brasileiros estão na internet fazendo buscas sobre produtos e serviços. E com certeza seu cliente também. E onde exatamente as pessoas fazem pesquisas na internet? Se você pensou no Google, você acertou. Existem outros buscadores como BingYahoo, DuckDuckGo, entre outros que provavelmente você nunca ouviu falar. Mas a verdade é que mais de 90% das pessoas buscam no Google. E para ser encontrado no Google, você precisa ter um site.
  2. Autoridade: Ter um site com o logo da sua empresa, personalizado, te dá autoridade e, com certeza, um destaque a frente de seus concorrentes. Sem dúvida seus futuros clientes ficarão mais atraídos por um site bem estruturado e profissional.
  3. Baixo custo: manter um site gera um custo muito baixo comparando com toda a visibilidade e o lucro que você terá com ele. 

Mais vantagens da criação de sites profissionais

Outra vantagem é que você pode ter uma proximidade maior com seu público alvo. Por exemplo, você pode criar um blog em seu site e postar artigos que ajudem de alguma forma seus clientes e futuros clientes em suas necessidades. Nós chamamos isso de marketing de conteúdo. Você ajuda seu cliente com conteúdo relevante através dos artigos de seu blog e isso cria um vínculo entre vocês. 

Sem falar que através do blog e palavras-chave que os artigos possuem, seu site será encontrado pelos futuros clientes. Por exemplo: se você tem uma loja de calçados, pode produzir um artigo falando de uma marca específica de um sapato. Através deste artigo, pessoas que estão pesquisando por essa marca específica terão chances de encontrar sua loja e tornarem-se possíveis clientes.

Redes sociais

Daí você pode dizer: mas eu não preciso de um site para divulgar meu negócio na internet. Posso fazer através das redes sociais. E sim, você pode usar as redes sociais para divulgar sua empresa. Até deve. Mas seu alcance será muito menor. Já vou te explicar o porquê.

Imagine que você mora em uma casa e essa casa é alugada. Você pode fazer o que bem entender nela? Pode derrubar uma parede, construir outro cômodo? Talvez até possa, mas o dono da casa primeiro precisa autorizar, certo? O mesmo acontece com as redes sociais. Você não dita as regras lá. Portanto são eles que decidem quem sua página, seu conteúdo vai atingir e em qual quantidade.

Quer alcançar mais pessoas? Então você precisa pagar. Isso mesmo. Como? Através de anúncios. É assim que acontece no Facebook, por exemplo.

O site é terreno próprio, não alugado

criação de sites profissionais

Já no caso do site, ele é seu. Você cria quantas páginas quiser, escolhe cores, temas, cria um domínio com o nome da sua empresa ou seu nome próprio. Por exemplo: www.infokap.com.br. Esse é o nosso domínio. Enfim, o site é seu terreno, sua casa, seu espaço, você quem manda, não é como na rede social que as regras quem faz é o dono dela.

Outra desvantagem da rede social é que elas podem acabar, por maiores que sejam. E se você possuir um perfil lá, perde tudo quando a rede social chega ao fim. Você se lembra do Orkut? Ele era uma febre no começo dos anos 2000 e durou 10 anos (2004-2014). Mas… acabou!

Eu poderia escrever muitas outras vantagens da criação de sites profissionais aqui, mas vamos falar agora de como você pode criar um, se ainda não tem.

Sozinho

Você pode criar seu site sozinho. Alguns anos atrás isso era quase que impossível para a maioria das pessoas. Era necessário entender de programação e mesmo assim um site demorava até meses para ficar pronto. O processo era trabalhoso e complexo.

Hoje em dia existem plataformas como Wix, WordPress e até mesmo Google que facilitam a construção de sites, mesmo por pessoas que não possuam tanta habilidade com a internet e que não tenham conhecimento em programação. 

As ferramentas nessas plataformas costumam ser relativamente fáceis de manusear e com certo empenho, se consegue construir um site com baixíssimo custo ou até mesmo sem investimento financeiro algum.

No entanto, a desvantagem de se fazer um site sozinho é que você precisará dedicar uma boa parte do seu tempo para fazer isso. Tanto para aprender quanto para executar. E talvez você não possua esse tempo. Ou simplesmente não esteja disposto a investí-lo nessas atividades.

Outra desvantagem é que por mais que você aprenda o básico sobre criação de sites profissionais, podem surgir alguns pequenos problemas que você terá que aprender a solucionar. Ou seja, não terá suporte. Sem contar que seu site pode não ficar com uma aparência profissional, o que conta muito para atrair a atenção do seu futuro cliente.

Freelancer

Uma outra opção para criação de sites profissionais é contratar freelancer, ou seja, uma pessoa que construa o site para você. Nisso você economiza tempo e pode contar com um suporte, após o site estar on-line. 

O problema é que o freelancer pode não possuir experiência suficiente e seu site não ficar da forma que você esperava, ou não ser entregue no prazo combinado. Ou pior, na hora que você precisar de um suporte, o freelancer desaparecer. 

Claro que não são todos os freelancers que irão fazer isso. Existem muitos que são sérios, mas é necessário ficar bem atento ao profissional. Se possível verificar o portfólio, os clientes que já atendeu, a satisfação deles, quanto tempo de experiência o profissional possui, entre outros detalhes.

Agência de marketing digital para a criação de sites profissionais

Marketing Digital

Por fim, você pode contratar os serviços de uma agência de marketing digital. Por exemplo, nós, da Infokap, possuímos mais de 5 anos de experiência na criação de sites profissionais e outros serviços envolvendo o marketing digital. Você pode ver nosso portfólio clicando aqui.

Contratando uma agência de marketing digital para construir seu site, além dele ficar com uma aparência profissional, você também terá suporte caso haja algum eventual problema ou dúvida.

Bem, agora que você já sabe qual a importância da criação de sites profissionais para o seu negócio, entre em contato com a Infokap, conheça nossos planos e pacotes de serviços e peça um orçamento sem compromisso. Vamos ajudar você a escolher o plano ideal para a sua empresa.

× Como posso te ajudar?