
As empresas têm se preocupado cada vez mais com a otimização de sites. Grandes marcas têm entendido a importância de garantir uma rica experiência ao usuário.
Seguir as boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para ter sucesso nessa estratégia.
O consumidor mudou, o que fez com que as formas de comprar também mudassem e evoluíssem.
O digital é um meio de estar mais próximo do cliente e é um investimento que exige aplicações com boas práticas de usabilidade.
Não é em vão que a otimização de sites tornou-se um recurso importante para trazer mais desempenho ao seu negócio no digital.
Neste artigo nós iremos te mostrar alguns indicativos de que sua página na internet precisa de uma revisão. Boa leitura!
Entendendo o que é a otimização de sites

A otimização de sites é uma estratégia que envolve técnicas de SEO que têm como propósito melhorar o ranqueamento de páginas nas buscas orgânicas, aquelas que recebem a maior parte dos cliques em uma pesquisa feita.
Quando seu site está bem ranqueado tem mais chances de ser encontrado pelos usuários.
Essas técnicas também são baseadas em abordagens para tornar a experiência do usuário a mais positiva possível, buscando melhorar a usabilidade do cliente final.
É importante pensar no fato de que o seu site não é um cartão de visitas para o seu negócio, ele é o seu negócio. O que queremos dizer é que ele deve ser visto com a mesma importância que uma loja física tem.
Visite o seu site e coloque-se no lugar de outro visitante. É fácil entender os serviços que sua empresa oferece? É fácil entrar em contato? Enfim, a experiência em navegar no seu site é agradável?
Veja alguns indicativos de que seu site precisa de revisão

Responsividade
Pensando em boa otimização de sites, devemos nos colocar no lugar do usuário e buscar entender suas necessidades.
Quando acessamos uma página pelo celular, por exemplo, buscamos a mesma experiência que temos ao usar o navegador, certo? O usuário busca acesso facilitado e as marcas que priorizam essa questão saem na frente.
Core Web Vitals
Core Web Vitals é uma nomenclatura dada a uma série de métricas criadas pelo Google para avaliar a experiência do usuário nos sites. São elas:
-
LCP (Largest Contentful Paint): avalia a velocidade de carregamento dos componentes visuais do site, que não deve ultrapassar 2,5 segundos.
-
FID (First Input Delay): analisa a interatividade da página, ou seja, a velocidade na interação dos usuários com elementos clicáveis, que deve ser de até 100 milissegundos.
-
CLS (Cumulative Layout Shift): verifica questões do layout, como a estabilidade visual das páginas e o carregamento do conteúdo disponível, que precisa estar dentro de 0,1.
Palavras-chave
Palavras-chave são termos principais que resumem um assunto e que mecanismos de buscas consideram em pesquisas feitas pela internet. Elas podem ser compostas por uma ou mais palavras.
Uma otimização de sites eficiente produz todo um conteúdo com foco no que o público está buscando para aumentar as chances da sua página ser encontrada.
As palavras-chave funcionam como impulso nesse sentido e devem ser usadas de forma sábia e estratégica.
Link Building
As linkagens internas e externas são importantes para a otimização de sites. É uma forma de potencializar o tráfego e o reconhecimento da sua página.
A estratégia consiste em criar uma rede de links entre os temas semelhantes dentro do site para facilitar a navegação do usuário.
Trata-se de uma abordagem que também contribui para o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Os links precisam usar palavras-chave relevantes para o assunto da referência de destino e ter similaridade com o que está sendo abordado na página atual.
Auditoria
Alcançar a expectativa do público é um desafio e identificar o que funciona e o que precisa ser ajustado na sua página é fundamental nesse processo.
Faça uma auditoria no seu site e procure entender como é a experiência de quem acessa suas páginas, considerando sempre o que o seu público busca.
Otimizar um site exige atenção a cada detalhe das páginas, visando proporcionar melhorias constantes para a navegação do usuário.
Agora que você aprendeu como identificar se seu site precisa ser revisado, saiba que pode contar com a Infokap para torná-lo mais interessante para o seu público-alvo! Entre em contato conosco e saiba mais!



