Pense bem sobre a seguinte situação: quantas foram as vezes que você desistiu de uma marca ou produto porque o site demorou para carregar ou as informações pareciam desatualizadas? Se você tem interesse em saber o que um bom site precisa ter para atrair mais visitantes, continue lendo, pois este conteúdo vai te agradar!
Primeiro, vamos entender o que é um bom site. O site é um canal fundamental que dá credibilidade às empresas e serviços. Ele funciona como uma vitrine que mostrará seus produtos/serviços, mas pode ir além.
Pode falar da história da sua marca, oferecer atendimento aos seus clientes, etc.
O que mais impactou nesses anos foi, sem dúvida, o avanço dos aparelhos móveis. O acesso no celular se tornou uma prioridade.
Ninguém espera chegar em casa para acessar um site – como era antigamente – o consumidor quer tudo ao alcance da mão, no celular.
Eis parte da resposta para a pergunta “o que um bom site precisa ter?” Um bom site precisa ser responsivo, ou seja, não adianta seu site abrir e carregar corretamente no computador, mas no celular, não. Um site responsivo não é mais um diferencial nos dias de hoje. É uma obrigação!
Antes as pessoas colocavam o site no ar e se esqueciam dele. O site estava disponível? Ótimo! Ele era tratado como um catálogo ou uma lista telefônica, mas já faz um bom tempo que não é mais assim!
É preciso ter um objetivo claro do que quer com esse canal: seja venda, institucional, reconhecimento de marca…
Na Infokap temos diferentes abordagens, mas depende do objetivo do cliente. Quanto mais claro for esse objetivo, mais facilmente conseguimos ser assertivos e o nosso envolvimento e do cliente no desenrolar do projeto é fundamental!
O que um bom site precisa ter? Veja mais alguns fatores
Outro ponto muito importante é o seguinte: se o consumidor tiver que parar e pensar sobre o que o seu site fala, você já perdeu esse clique e essa oportunidade de se relacionar, de vender.
Pular para o próximo site é tão fácil quanto pular uma música que você não gostou no Spotify.
Por isso temos que mostrar rapidamente as informações que o seu público quer saber. Os chatbots, por exemplo, ajudam muito para poupar o tempo do visitante, agradá-lo com uma informação bem concisa e rápida.
De fato, ser útil! Quanto mais rápido, melhor a imagem da empresa e o uso que ela faz das ferramentas.
O Google e a Apple, como lançadores de tecnologias, fazem com que nós estejamos sempre atualizando as ferramentas dentro dos sites, para que o site não seja penalizado nas buscas ou no desempenho.
Essas grandes empresas fazem isso para o mercado se atualizar e acompanhar o desenvolvimento. Não vai adiantar ter um celular de última geração se o site não acompanha essas novidades.
Portanto, seu site sempre precisa ser atualizado. Não funciona mais como antigamente, fazer um site e esquecê-lo, lembra?
Hoje os sites não têm mais a sobrevida que tinham. Eles não duram mais de dez anos e exigem uma manutenção contínua. As pessoas não voltarão ao seu site se não o acharem interessante.
O que queremos dizer é que não adianta o site ficar lindo e não ser útil! Se os clientes não tiverem informações de forma rápida eles não voltarão.
Resumindo, o bom site precisa ser útil e transmitir informações de forma rápida.
O Google está exigindo cada vez mais que os sites tenham boa performance, rapidez de carregamento, retorno da hospedagem… Então, isso também é prioridade!
Você já tem um site? Se sim, ele está atualizado? A Infokap pode te ajudar a escalar o seu negócio através do seu site! Fale conosco e saiba como!