Marketing em tempo real, um nome que já é, de certa forma, auto explicativo. Trata-se de qualquer esforço de marketing que responde aos eventos atuais e aos desejos do público em tempo real.
Isso só é possível porque, atualmente, existem inúmeras ferramentas que permitem responder rapidamente aos eventos de forma personalizada, com base em seus interesses. Continue lendo para saber mais!
O marketing em tempo real dá às empresas a capacidade de reagir rapidamente a qualquer coisa que possa impactar sua marca, tal como uma nova notícia, feedback do cliente ou um pico no interesse dos mecanismos de busca em sua empresa ou concorrentes.
Vamos usar um exemplo para ficar mais claro: digamos que uma notícia que afete seu negócio é publicada. Anos atrás, você precisaria esperar até o dia seguinte para responder.
Nos dias atuais você pode responder imediatamente através das redes sociais e de seu website. Sua mensagem chegará ao público quase tão rápido quanto a notícia que foi publicada.
O marketing em tempo real pode ajudar sua empresa a responder rapidamente às circunstâncias em mudança e tirar proveito das oportunidades à medida que elas surgem.
Um outro exemplo para ilustrar: se houver um alerta meteorológico em sua área e você quiser incentivar as pessoas a comprar seu produto online relacionado a esse evento, você pode reagir imediatamente com anúncios que promovam suas vendas.
Você também pode responder a reclamações de clientes e fornecer informações úteis. Sua empresa pode reagir às últimas notícias ou às últimas tendências nas redes sociais, e impulsionar o conteúdo que é personalizado aos interesses de seus clientes.
Outro exemplo prático é usar conteúdos para mostrar aos clientes que você se preocupa com eles e seus interesses, o que pode ajudar na construção de confiança.
Algumas ferramentas que podem ser usadas no marketing em tempo real
- Redes Sociais: O marketing em tempo real pode ser feito através da mídia social, particularmente em plataformas como o Twitter, onde você pode empurrar uma mensagem imediatamente para fora.
- E-mail: O e-mail é outro canal importante. Você pode usar o software de e-mail marketing para enviar mensagens imediatamente.
- SMS / Whatsapp: Você também pode enviar mensagens de texto e imagens para seus clientes instantaneamente através de SMS ou pelo Whatsapp
- Websites: Seu website também pode ser usado para impactar pessoas em tempo real. Você pode disponibilizar artigos e mensagens em sua página principal, blog e outras páginas de seu site, para comunicar informações importantes.
Algumas boas práticas
- Seja receptivo ao feedback do cliente Responder ao feedback do cliente mostra que você se importa. Isso pode ajudar a construir a lealdade à sua marca.
- Use estratégias para quebrar ruídos negativos Quando você tiver algo de valor a dizer, quanto mais rápido se posicionar, menor o ruído e prejuízo a marca vai ter.
- Venda mais Quando sua empresa faz vendas sazonais, ou você tem uma oferta por tempo limitado, você pode responder imediatamente através das plataformas através de conteúdo e anúncios e potencializar suas vendas.
O marketing em tempo real ajuda você a responder rapidamente aos últimos eventos e ao que seu público deseja. Estas estratégias podem ajudar a construir um relacionamento fiel com seus clientes e impulsionar as vendas.
A Infokap pode te ajudar a implementar essa e outras estratégias do marketing digital no seu negócio. Quer saber como? Então entre em contato com a gente!