Produzir conteúdo é uma excelente estratégia se você deseja crescer no meio digital. Porém, para que seu plano dê certo, é preciso se concentrar em como escolher as melhores palavras-chave para produção de conteúdo. E é isso que nós vamos te mostrar neste artigo. Continue lendo!
Para começar, é preciso ter clareza sobre quatro pontos essenciais:
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Objetivo do seu negócio.
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Objetivo do seu conteúdo.
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Para qual público será direcionado e seu objetivo.
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Qual a posição da persona no funil.
Tendo em mente esses 4 pontos, é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave direcionada e de qualidade. Vamos explorá-los um pouco mais a seguir.
A pesquisa de palavras-chave faz parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Essa é uma maneira eficaz de posicionar o seu negócio na primeira página do Google.
As palavras-chave são aquelas palavras que as pessoas usam para fazer pesquisas nos motores de busca (Google).
Quando bem aproveitadas e usadas em uma página, seja em artigos, notícias ou páginas de produto, elas garantem que a sua empresa seja encontrada antes dos seus concorrentes.
No entanto, antes de pensar na produção de conteúdo, pense nos objetivos do seu negócio. Você quer converter mais leads? Aumentar o tráfego? Melhorar a consciência de marca? A partir daí, fica fácil definir as palavras-chave corretas.
Depois de definir o objetivo do seu negócio, o próximo passo é definir o objetivo do seu conteúdo. Todos os textos da internet têm um objetivo.
Eles podem solucionar problemas, dúvidas, entreter ou convencer, por exemplo. E, para cada um desses estágios há uma palavra-chave ideal.
Palavras-chave para produção de conteúdo: head tail x long tail
E ainda falando em palavra-chave para produção de conteúdo, elas podem ser comerciais, informacionais, navegacionais ou transacionais.
Essas palavras-chave são responsáveis por guiar o usuário do “eu quero saber” até o “eu quero comprar”. Isso significa que a escolha das palavras-chave para produção de conteúdo está intrinsecamente relacionada à jornada de compra.
Aqui, além de se colocar no lugar do seu cliente, é preciso entender a diferença entre head tail e long tail.
Head tail
As head tail são palavras-chave menos específicas e mais simples, indicadas para a base da jornada. Nessa fase, o usuário quer respostas diretas. Alguns exemplos são:
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Marketing
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Maquiagem
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Viagem
Como são abrangentes, são mais concorridas nos motores de busca.
Long tail
As palavras-chave long tail são termos longos e específicos, para usuários que já estão na última etapa da jornada de compras. Nesse caso, eles já sabem o que querem encontrar.
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Marketing digital para agência de turismo
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Maquiagem para formatura
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Viagem para a Serra Gaúcha
Essas palavras têm menor concorrência.
Falando agora sobre o volume de buscas, ele demonstra a quantidade de pessoas que pesquisam por aquele termo.
Vale a pena investir nas mais buscadas e menos concorridas, pois são essas que podem te garantir o primeiro lugar no Google com facilidade.
Algumas ferramentas que vão te auxiliar nesse processo são:
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SemRush: indica o volume de buscas mensais, variações e o desempenho da concorrência.
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Google Trends: compara o volume de busca de diferentes palavras-chave, além de mostrar a frequência com que são buscadas, o crescimento do interesse e pesquisas relacionadas ao mesmo assunto.
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Planejador de Palavras-Chave: identifica o nível de concorrência entre palavras-chave, volume de buscas mensais, a complexidade das palavras e o número de acessos
Após escolher a palavra-chave principal, você pode escolher palavras-chave secundárias e sinônimos para enriquecer o texto. Assim, suas chances de alcançar a primeira página do Google serão ainda maiores.
Por fim, a pesquisa de palavras-chave exige muita análise e paciência, enquanto a produção do texto deve ser estratégica, seguindo as regras de SEO, para garantir que o usuário tenha uma boa experiência e se sinta satisfeito.
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