Se você está pensando ou já pensou em lançar uma marca, produto ou serviço, talvez tenha percebido ser algo desafiador. Saber qual o melhor momento para lançar tal produto, marca ou serviço, pode não ser tão simples. Para que você tenha sucesso, é preciso considerar quem é seu público-alvo e qual estratégia de marketing antes do lançamento. Uma plataforma poderosa, e, melhor, gratuita, pode ser sua grande aliada. Estamos falando do Google Trends.
Com o Google Trends você consegue ver o nível de interesse geral nos termos relacionados ao seu negócio.
O volume de buscas não são exatamente indicativos do interesse que as pessoas têm por seu produto. Mesmo assim, isso pode lhe dar uma ideia geral do potencial de mercado.
Se você estiver procurando por tendências nos termos relacionados a seu produto, você pode digitar as palavras-chave de seu produto e olhar o volume da busca por esses termos.
Você trabalha com uma categoria de termo amplo, como, por exemplo, “viagens”? Então você também pode olhar as tendências relacionadas ao nível de interesse geral para viagens como um todo.
Seu produto é sazonal ou está associado a uma época específica do ano (Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, etc)? Então você pode usar o Google Trends para ver palavras e frases sazonais que são populares em seu segmento de mercado.
As palavras e frases sazonais incluem aquelas relacionadas ao Natal, Páscoa, Dia das Mães, verão, e outros termos relacionados.
Veja como usar as bases de dados de tendências do Google Trends
Não há dúvidas que o Google Trends é ótimo para ver o interesse geral da Internet nos termos de seu produto e nas palavras e frases sazonais, mas e quanto ao resto dos termos relacionados e aos canais fora da internet?
Você pode ampliar ainda mais sua visão combinando as palavras e frases sazonais de seu mercado, com outros termos como “Filmes” ou “TV” do Google Trends para ver os principais termos relacionados a filmes e programas de TV.
Com as ferramentas certas, você pode olhar as tendências da internet para os termos relacionados ao seu produto. E saber o que as pessoas estão procurando e no que elas estão interessadas.
Você também pode usar os dados do Google Trends para ver que tipo de conteúdo relacionado está sendo gerado nos websites de seus concorrentes, que palavras-chave estão tendo tendências e sendo usadas nas mídias sociais, e muito mais.
Ao examinar os dados do Google Trends para sua indústria, você pode entender melhor o que seu mercado específico está buscando, que conteúdo está tendo tendências e que palavras-chave e marcas estão obtendo tração.
Com os dados corretos, você pode usar o Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando em seu mercado, quais são os principais termos relacionados ao seu produto, e ver qual é a tendência geral da internet em seu mercado.
Com estes dados em mãos, você pode usá-los para prever a época de vendas. Pode lançar seu produto no melhor momento do mercado e aumentar o conhecimento da marca com conteúdo relevante.
Precisando de uma ajuda para lançar seu negócio na internet? Então, entre em contato com a gente! Nós temos a solução ideal para a sua marca!