
Hoje em dia a imensa maioria das pessoas possuem smartphones e redes sociais no Brasil. Isso faz diversas marcas se perguntarem se é uma boa estratégia de marketing apostar no TikTok para empresas.
Enquanto isso, estudos mostram aumento no uso da internet e de dispositivos móveis no país, seja em razão da transformação digital ou do isolamento social na pandemia.
A 32ª Pesquisa Anual do FGVcia, de 2021, mostrou que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais em uso, incluindo computador, notebook, tablet e smartphones. Em 2020, os acessos à internet móvel voltaram a crescer, totalizando 234 milhões de conexões.
Nesse cenário, o TikTok para empresas passou a ser explorado, já que a rede social vem sendo considerada uma das maiores atrações do momento.
De acordo com o site App Annie, que monitora o mercado de aplicativos, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em 2020.
Apesar disso, a dúvida se vale a pena investir no marketing do TikTok para empresas ainda é válida. Continue lendo para entender melhor sobre isso.
Conhecendo melhor a rede social

O TikTok é uma rede social com foco em vídeos e que viralizou recentemente, em 2019, quando foi baixado 750 milhões de vezes segundo a Sensor Tower.
Desde então, segue em alta no mundo todo e só no primeiro trimestre de 2020 recebeu 67 milhões de downloads.
A proposta do app é simples: é possível produzir e publicar vídeos de diversos segmentos, curtir, comentar, compartilhar, seguir pessoas e assistir a várias produções.
A ideia principal está nos conteúdos, que tendem a ser mais interativos, dinâmicos e, o diferencial, curtos, sendo de até 60 segundos.
Recentemente, a rede social anunciou um aumento no limite de duração dos vídeos para 3 minutos, abrindo diversas outras possibilidades de criação de conteúdo, incluindo oportunidades de apostar no TikTok para empresas.
TikTok para empresas: contas comerciais
Além do uso comum que o aplicativo permite, também é possível criar uma conta comercial para negócios que queiram investir na rede social.
Trata-se de uma forma de construir maior aproximação com o público que usa a plataforma e alcançar novos perfis com uma estratégia de marketing digital.
O TikTok para empresas vem sendo pensado como uma possível abordagem de interação, engajamento e divulgação da marca.
Segundo a própria rede social, as contas comerciais apresentam métricas de desempenho, insights da audiência e ferramentas de criação profissional.
Alguns dos benefícios da conta comercial do TikTok são:
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descobrir novas culturas e perfis de usuários.
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acompanhar as tendências da rede.
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acessar recursos exclusivos para profissionais.
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obter insights para as ações.
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usar a biblioteca de músicas comerciais com isenção de royalties.
TikTok para empresas vale a pena ou não?

Segundo o especialista do Grupo MD, Denis Santini, o TikTok para empresas exige uma atuação totalmente diferente das outras redes.
Um exemplo é a Starbucks norte-americana. Apesar de a empresa em si não estar no TikTok, uma funcionária está e ensina receitas da marca no próprio local.
Como exemplo brasileiro podemos citar a franquia de serviços de limpeza Maria Brasileira, que iniciou uma estratégia semelhante a do Starbucks ao fechar uma parceria com a tiktoker Patrícia Alves, que gravou um vídeo dublado mencionando a marca.
Segundo o fundador do negócio, Felipe Buranello, o número de seguidores da Maria Brasileira cresceu 800% em uma semana após a abordagem.
Embora seja relativamente nova, a plataforma de vídeos já conta com aproximadamente 16,5 milhões de usuários brasileiros.
Em pesquisa exclusiva do Opinion Box, em junho de 2021, 70% dos 850 usuários entrevistados no Brasil costumam acessar conteúdos de humor e distração na rede, já que 74% a utilizam para se distrair.
O estudo também evidenciou que os usuários veem como positivo a presença corporativa no TikTok para empresas, visto que 56% afirmaram seguir alguma marca e 66% acreditam que é um espaço capaz de aproximar as pessoas das empresas.
Vale ressaltar também que 33% dos que participaram da pesquisa afirmaram já ter deixado de comprar um produto ou serviço quando viram alguém falando mal dele no TikTok.
Isso mostra a necessidade das marcas se posicionarem na rede social.
E você, depois de tudo que leu aqui, acredita que o TikTok é um bom lugar para divulgar sua marca ou não?
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