Existem muitas ferramentas importantes para te ajudar a ter bons resultados no marketing digital. E uma delas é o Google Tag Manager. Continue lendo para descobrir porque essa ferramenta não pode ficar de fora do seu site.
O Google Tag Manager é um sistema de gerenciamento que serve para simplificar o processo de adição, modificação e remoção de tags de websites. As tags são partes de código usados para rastrear e monitorar o comportamento do usuário em um website.
O GTM faz integração com o Google Analytics para que você possa rastrear seu website de forma mais fácil e eficiente.
Com essa ferramenta, você conta com o poder do Google Analytics em cada página de seu site sem a necessidade de modificar uma por uma. Ele faz isso colocando todos os seus códigos de rastreamento em um local centralizado.
Outra vantagem do Google Tag Manager é que ele permite que você veja quais páginas foram tagueadas e quais ainda não foram, para que você saiba exatamente onde você precisa voltar e adicionar essas tags.
Entenda como funciona o Google Tag Manager
O Google Tag Manager funciona carregando em um código JavaScript junto com o conteúdo de seu site. O código carrega um segundo arquivo JavaScript que contém todas as suas tags.
O código do Google Tag Manager manterá este segundo arquivo na memória e carregará novamente o arquivo cada vez que uma nova página for visitada. Ao manter as tags na memória, você evita a necessidade de escrever todas as tags em seu site cada vez que uma página é carregada.
Todas as tags são mantidas no segundo arquivo JavaScript, que é chamado de container. O GTM te permite adicionar e modificar as tags a partir de um local centralizado.
Você pode facilmente criar um container e depois aplicá-lo em todas as suas páginas. Quando você tem um container aplicado em seu site, o Google Tag Manager irá carregar o container, o que te permite adicionar suas tags.
Veja o que pode ser feito com o GTM
-
Conectar ao Google Analytics Instale qualquer tag do Google Analytics para medir visualizações de páginas, fontes de tráfego, informações de campanha e conversões.
-
Acompanhar os eventos do seu site Acompanhe eventos como visualizações de páginas, buscas, compras ou inscrições.
-
Conectar ao Google Ads Instale as tags do Google Ads para medir a taxa de clicks, taxa de conversão e ROI.
-
Rastrear métricas do site Rastrear métricas tais como visualizações de páginas, visitas, impressões ou métricas de engajamento.
-
Rastrear tarifas abertas de e-mails Rastrear tarifas abertas de e-mails para saber se determinados e-mails estão sendo abertos ou quantas vezes eles estavam sendo abertos.
-
Rastrear cliques de e-mail Rastrear quais links estão sendo clicados dentro dos e-mails.
-
Acompanhar os compartilhamentos de mídia social Acompanhe quantas pessoas estão compartilhando seu conteúdo através das redes sociais.
O Google Tag Manager é uma ótima ferramenta para implementar o rastreamento e monitoramento do seu site. É por isso que você não pode ficar sem essa ferramenta se quer rastrear tudo de relevante que acontece no seu site de uma forma mais simples.
Você também pode fazer testes A/B com o GTM.
Quando você segue e rastreia os eventos do site, pode criar relatórios mais precisos e saber que tipo de conteúdo está trazendo o maior tráfego.
Você já tem o Google Tag Manager no seu site? Precisa de uma ajuda para deixar seu site mais rentável? Então você está no lugar certo! Entre em contato com a gente e poderemos conversar sobre a melhor maneira de te ajudar!