
Você sabe o que é um funil de vendas? Esse é um termo comum no meio do marketing, tanto digital quanto tradicional. E saber sobre ele e como implementar em seu negócio é algo que te ajuda e muito!
Pois bem, neste artigo nós iremos falar sobre o funil de vendas! Continue lendo e saiba mais!
Direto ao ponto: o funil de vendas consiste em ser um modelo estratégico muito utilizado para mostrar a jornada do cliente, desde o momento do primeiro contato dele com a sua empresa até o fechamento do negócio.
O funil de vendas é formulado através de um conjunto de etapas para dar suporte na jornada de compra das personas (prováveis clientes).
O nome “funil” é porque nem todas as pessoas que entram em contato com a sua marca se tornarão clientes. No topo sempre entram muitas pessoas e o número vai a “afunilando”, ou seja, diminuindo até chegar o momento da compra. A seguir você irá entender melhor ao explicarmos cada etapa do funil.
Topo, meio e fundo do funil de vendas
Topo do funil
No topo do funil de vendas, os visitantes descobrem a sua necessidade ou tem um problema que precisam resolver, que, até então, era desconhecido.
Mais conhecida como a etapa da consciência, ela é despertada depois do cliente entrar em contato com a sua empresa.
Nesta fase, é importante oferecer conteúdos ricos como infográficos, artigos de blog e eBooks que o usuário pode acessar depois de preencher um formulário solicitando os seus serviços.
Ao fornecer os dados na sua Landing Page, o visitante se torna um lead, avançando no funil de vendas.
Meio do funil
Após o visitante se tornar um lead, vem a parte de reconhecer o problema e considerar a solução que a sua empresa oferece. Para isso, é necessário entender que eles estão em busca de resolver as suas necessidades, mas ainda não sabem como fazer isso.
Nesse momento você pode entrar com e-mail marketing trazendo dicas, ofertas especiais e promoções.
O remarketing também é importante para o amadurecimento do lead, já que ele será impactado através de anúncios sobre o produto ou serviço que ele pesquisou e que ainda não adquiriu.
Com essas estratégias é possível qualificar o lead, fazendo com que ele avance para a última etapa do funil de vendas.
Fundo do funil de vendas
Assim que o lead se torna qualificado, sendo este determinado após você ver quantos e-mails foram abertos, ou quantas interações foram realizadas com a marca, é sinal que ele está pronto para ser abordado pela sua equipe de vendas, já que eles buscam soluções para o seu problema.
Nessa etapa a relação de confiança estabelecida entre o usuário e o seu negócio faz com que o seu produto ou serviço seja visto como referência no assunto e alguém com quem pode negociar.
O funil de vendas se fecha quando o lead fecha a compra, se transformando em cliente.
Agora que você conhece cada etapa do funil de vendas, é interessante entender como que isso vai se aplicar nas estratégias de marketing digital para atingir um número maior de pessoas que fecham negócio para a sua empresa.
Se você não tem um funil claro, as ações que você investirá terão um desempenho menor que o esperado.
O funil de vendas também ajuda a você acompanhar os clientes e a monitorar o tráfego de pessoas que chegam e saem do site do seu negócio.
Podendo entender porque alguns escolheram (ou não) os serviços ou produtos que você oferece, tendo, assim, uma previsibilidade de resultados durante a jornada de compra do cliente.
Ao fazer uma boa estrutura do funil, você consegue mensurar a produtividade e também as dificuldades dos vendedores. Fazendo com que eles se empenhem para apresentar melhores resultados.
Além disso, ao segmentar e padronizar o ciclo de vendas, cada estapa desse processo se torna mais ágil e objetivo.
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