
O crescimento da publicidade no Brasil segue em potencial e a procura por anúncios de tráfego pago e tráfego orgânico também.
Você sabe a diferença entre busca paga e orgânica? Quando adotar cada uma dessas estratégias? Qual é melhor para o objetivo da sua marca no momento?
É possível investir nos dois tipos de anúncio? Todas essas questões, entre outras, você vai encontrar as respostas para ela aqui. Boa leitura!
Antes de qualquer coisa, precisamos deixar bem claro o que é tráfego, no mundo do marketing digital. O tráfego, nada mais é do que pessoas visitando o seu site ou o seu perfil no Instagram, por exemplo.
Vamos fazer uma comparação com o mundo físico. Imagine uma loja dentro shopping com várias pessoas a visitando. O tráfego são justamente essas pessoas.
Já deu pra perceber que, assim como uma loja física que não recebe visitantes não pode vender, um site de uma marca na internet que não recebe visitantes, também não pode, certo.
Dito isso, vamos agora diferenciar o tráfego pago do tráfego orgânico.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é aquele que exige investimento financeiro em publicidade para direcionar, atrair e converter público qualificado para a marca de forma mais rápida.
Essa estratégia pode abarcar diversos tipos de anúncios pagos em mídia online, como: mídia social, postagens patrocinadas, propaganda gráfica ou anúncios em vídeos.
Trata-se de uma prática em que você investe no Google Ads, por exemplo, para obter maior visibilidade em relação à concorrência.
Sabe aqueles anúncios que aparecem logo no primeiro tópico ao fazermos uma busca no Google? Estes são propagandas de tráfego pago de empresas que investiram dinheiro para aparecer na frente.
Os anúncios pagos utilizam palavras-chave pensadas estrategicamente com base no que o usuário procura e um investimento em determinado valor para que o conteúdo patrocinado apareça acima dos resultados de busca orgânica.
O que é tráfego orgânico?
Quando você pesquisa algo no Google, o algoritmo analisa, dentre outras questões, se o site é bom, se o conteúdo é adequado e se a página tem autoridade, ou seja, links de outros sites direcionando para aquela. É assim que, basicamente, uma busca orgânica funciona.
Trata-se de uma estratégia de marketing digital que tem como principal objetivo gerar tráfego para o seu negócio sem utilizar um método de busca paga.
Diferente da situação do tópico acima, em que é necessário investir em patrocínio para ser anunciado no Google, por exemplo, a busca orgânica acontece organicamente. Daí o nome tráfego orgânico.
A ideia dessa abordagem é aumentar o reconhecimento e autoridade da marca por meio de conteúdo relevante que atraia e converta mais leads.
Para que essa estratégia dê certo e seja eficiente é preciso de técnicas importantes, como aplicação adequada do SEO.
As vantagens e desvantagens do tráfego pago e orgânico
Agora que você entendeu o que é cada estratégia, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do tráfego pago e tráfego orgânico.
Vantagens do tráfego pago
-
Resultados mais rápidos na atração de pessoas e clientes em potencial com interesses nos seus serviços/produtos.
-
Geração de tráfego qualificado para seu site, visto que quem clicar nos links patrocinados já demonstra interesse naquilo que você oferece.
-
Maior possibilidade de novos negócios conforme cresce o acesso ao seu site, o que tende a impulsionar o crescimento da sua marca rapidamente.
-
Aumento das chances de conversão de leads com o apoio da segmentação de público.
-
Fácil mensuração dos resultados e definição de gastos de acordo com sua necessidade.
Desvantagens do tráfego pago
-
É preciso prover de um orçamento determinado para que a campanha seja veiculada.
-
Caso o investimento seja contido, os resultados são mais lentos.
-
Assim que seu orçamento acabar, a estratégia de marketing para de ser veiculada.
-
É preciso de uma análise muito apurada das palavras-chave para manter um bom custo por clique (CPC).
Vantagens do tráfego orgânico
-
Menor investimento – já que não requer patrocínio – em relação ao potencial de retorno.
-
Maior otimização do site da empresa nos motores de busca por meio das técnicas de SEO.
-
As estratégias traçadas geram resultados ao longo do tempo, ou seja, não param de ser veiculadas como no caso da busca paga.
-
Possibilita conquistar destaque no ranqueamento do Google sem ter que pagar por isso.
-
Aumenta a autoridade e reconhecimento da marca para além do objetivo principal de gerar mais tráfego.
-
Ajuda na construção e otimização da jornada de compra do cliente.
-
Capacidade de aproximar a marca dos consumidores por meio de conteúdo relevante.
Desvantagens do tráfego orgânico
-
Demanda mais trabalho e um tempo maior de planejamento e execução.
-
É mais lenta para trazer resultados a depender de sua finalidade.
-
O aumento de vendas, por exemplo, é mais demorado.
-
É preciso de mão de obra qualificada e que realmente entenda de busca orgânica.
-
Exige total domínio das técnicas de SEO e ferramentas relacionadas.
Para finalizar, ambas as estratégias são importantes e devem ser implementadas no seu negócio. Dependendo do seu objetivo no momento, uma pode ser usada primeiro que a outra.
Mas em algum momento, para que sua marca cresça cada vez mais, as duas estratégias deverão ser colocadas em prática.
Aqui na Infokap trabalhamos com tráfego pago e tráfego orgânico. E se você gostaria de saber qual a melhor estratégia para você e sua empresa, entre em contato com a gente! Traçaremos juntos a melhor técnica de marketing digital de acordo com a sua necessidade!



