
Mais um ano se inicia e é comum nos perguntarmos o que o ano novo reserva para nós. E por mais difícil que seja responder a essa pergunta de uma forma ampla, na contramão conseguimos “prever” quais serão as principais tendências de marketing digital para 2022. Continue lendo para saber quais são elas e como podem impactar sua marca!
Quando se ouve ou se lê as palavras “marketing digital”, talvez uma pessoa totalmente leiga no assunto possa assimilar a algo feito por máquinas ou robôs.
Mas a verdade é que o marketing digital necessita de toque humano para que possa funcionar de maneira satisfatória.
Prevê-se que, em 2022, o conteúdo gerado por máquina junto ao toque humano se tornará uma parte valiosa da estratégia de marketing geral, sendo o diferencial de muitas empresas.
Já vemos acontecer algo semelhante hoje nas redes sociais e a forma como as marcas lidam com o cliente lá.
Essa estratégia envolveria a utilização de IA (Inteligência Artificial) para gerar partes específicas do conteúdo e, em seguida, preencher as lacunas com a entrada humana, com a ideia de humanizar a marca, por exemplo.
Isso porque, o marketing digital é uma indústria em ritmo acelerado que muda rapidamente.
Dessa forma, os próximos anos serão muito interessantes para os profissionais de marketing digital, à medida que a tecnologia continua a evoluir e as empresas adotam novas estratégias de marketing.
O surgimento do marketing digital mudou a forma como fazemos negócios. Facilitou o acesso das empresas ao seu público-alvo, fator chave para o seu sucesso.
Alguns dos fatores mais importantes no marketing digital são as mídias sociais e o SEO.
Mas vamos agora nos concentrar nas principais tendências de marketing digital para 2022.
Veja quais as principais tendências de marketing digital para 2022 e como elas podem afetar seu negócio
Chatbots

Os chatbots não são novos no mundo da tecnologia. Eles já existem há algum tempo. Mas eles nunca fizeram parte de nossas vidas diárias, pelo menos não até o presente momento.
Não há como negar que nos últimos anos os chatbots ganharam popularidade e podem ser encontrados em vários setores hoje, como atendimento ao cliente, bancos, educação e saúde.
A crescente importância dos chatbots é porque eles estão se tornando mais e mais inteligentes a cada dia que passa.
Estas ferramentas tornaram possível interagir com as marcas sem qualquer envolvimento humano.
Isso significa que agora podemos ter todas as nossas dúvidas respondidas pelas marcas que patrocinamos, sem ter que falar com alguém ao telefone ou esperar por longas filas em uma loja.
Marketing Multicanal

Outra tendência de marketing digital para 2022 é o marketing multicanal que consiste em usar vários canais de marketing para promover um produto. Isso é feito para uma melhor experiência do cliente.
As empresas que estão adotando essa tendência usam dados, análises e insights para criar melhores experiências para o cliente em suas campanhas de marketing.
Elas usam e-mail, mídia social e outros canais digitais para se comunicar com seus clientes e fornecer-lhes os produtos que desejam em todos os momentos.
Também utilizam novas tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual para fornecer uma experiência mais interativa para seus clientes.
Otimização para e-commerce (lojas virtuais)

Muitas empresas, tanto grandes quanto pequenas, já estão investindo em uma loja virtual ou e-commerce, como também é conhecida. Mas não basta criar uma loja virtual. É preciso também otimizá-la.
A otimização de uma loja virtual é o processo de melhorar a experiência dos clientes em potencial e gerar uma taxa de conversão positiva. Estima-se que otimizar seu site pode levar a um aumento nas vendas de até 33%.
Se você já tem uma loja virtual, o primeiro passo seria analisar seu site. Você precisa descobrir onde seu site está falhando e identificar o que precisa ser consertado para que você possa fazer as alterações necessárias.
Avalie como os clientes estão navegando pelo site, quanto tempo levam, em que estão clicando ao visitar diferentes seções do site e muito mais.
Existem muitas maneiras de otimizar seu e-commerce, sendo as principais:
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Pesquisa de palavras-chave.
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Otimização da página do produto.
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Otimização da página da categoria.
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Conteúdo promocional em toda a loja (por exemplo, campanhas de e-mail).
Invista em marketing digital em 2022
Agora que você já conhece as principais tendências de marketing digital para 2022, chegou a hora de investir se ainda não investe!
É cada vez mais claro que investir em marketing digital é fundamental para uma empresa que quer se manter competitiva no mundo moderno. Mas também é algo que requer experiência e profissionais capacitados para te ajudar.
E é aí que você pode contar com a Infokap! Nós te ajudamos desde a criação e desenvolvimento de sites até a otimização e gerenciamento de campanhas.
Não perca mais tempo e comece o ano investindo em marketing digital! Entre em contato conosco e nós iremos ajudar você de acordo com o segmento da sua empresa!



