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O marketing digital pode ajudar a fidelizar o cliente

O marketing digital pode ajudar a fidelizar o cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter um bom relacionamento com o consumidor é imprescindível. Porém, assim como o mercado está em constante evolução, o público também modifica a forma como olha e interage com as marcas. Hoje, existem muitos canais de comunicação disponíveis, entretanto, poucos dispõe do que é necessário para selar uma relação horizontal entre uma empresa e seu público-alvo.

A internet, mais precisamente com a ascensão das redes sociais, oferece a ferramenta ideal para uma empresa construir uma conexão com o consumidor, o marketing digital. O marketing digital pode ajudar a fidelizar o cliente, aumentar a visibilidade da marca e gerar novas oportunidades de negócios.

Entende-se por marketing digital como o composto de atividades que uma empresa exerce online com o objetivo de atrair novos negócios, construir relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Segundo o último relatório Digital in 2018, divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social, estima-se que no mundo mais de quatro bilhões de pessoas têm acesso à internet. Ainda de acordo com as duas empresas, as redes sociais são utilizadas por cerca de 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, 116 milhões de pessoas, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos conta com acesso à internet.

Com o avanço da tecnologia móvel, por meio do smartphone, o consumidor atual está sempre conectado. O celular é o principal ponto de acesso à internet no Brasil e no mundo, com respectivamente, 94,6% e 52% de adesão. As redes sociais alcançaram um número impressionante de acessos em aparelhos celulares.

Um dado da pesquisa Digital in 2018 que reflete o crescimento do uso da tecnologia móvel para se conectar às redes sociais é o número de usuários que acessam o Facebook através de um smartphone, 95,1%. Em contrapartida, apenas 31,8% dos usuários da plataforma utilizam um notebook ou desktop para acessá-la.

No ano de 2017, aproximadamente um milhão de pessoas começaram a utilizar as redes sociais, o que representa um novo usuário a cada 11 segundos.

Entenda como o marketing digital pode contribuir para uma marca fidelizar o cliente:

O marketing digital – ação de promover produtos, serviços ou marcas por intermédio das mídias digitais – é essencial para uma marca se comunicar com o público de forma direta e personalizada.

Utilizando canais digitais como blogs, sites, ferramentas de busca, mídias sociais ou e-mail, é possível antecipar as necessidades e os desejos do público e conquistar potenciais clientes, além de fidelizar o cliente que é fiel à marca ao oferecer a ele um conteúdo relevante, que seja do seu interesse.

Para atingir o consumidor é preciso estar no lugar certo, é primordial estar onde ele também está, e como os números mostram, é nas redes sociais que o consumidor passa a maior parte do seu tempo.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, de acordo com o diretor de negócios global do Instagram, Vishal Shah, o Brasil tem a segunda maior base de usuários ativos da rede social de fotos que pertence ao grupo Facebook, com 50 milhões de usuários mensais, no mundo, são 800 milhões de usuários.

Em 2017, a rede social Facebook anunciou que contava com impressionantes 2,072 bilhões de usuários ativos por mês, número 16% maior que o registrado no ano anterior, quando tinha 1,788 bilhão de usuários ativos.

O consumidor brasileiro gasta, diariamente, 9 horas e 14 minutos online, navegando na internet, através de qualquer dispositivo. A população brasileira é a terceira que mais tempo passa conectada na rede.

Falando especificamente do tempo gasto para acessar as redes sociais, são, em média, 3 horas e 39 minutos por dia que o brasileiro passa conectado, o que coloca o Brasil na segunda colocação entre os países que utilizam por mais tempo as plataformas sociais.

Por conta do crescimento exponencial do acesso à internet e, principalmente, devido ao aumento do número de usuários conectados as redes sociais, o marketing digital se mostra indispensável para criar um relacionamento e fidelizar o cliente.

Deve-se entender que o marketing digital difere-se do marketing convencional, isto é, da propaganda veiculada na televisão, no rádio, em outdoors, ou qualquer outro canal de comunicação offline.

É preciso entregar um conteúdo relevante para o consumidor certo, um cliente em potencial que possa vir a se tornar um novo cliente. Na mídia de massa, a intenção é alcançar o maior público possível, e muitas vezes o público pode não ser o consumidor da marca anunciante. O marketing digital, por sua vez, preza por atingir o público-alvo da empresa, cativá-lo e estabelecer um relacionamento além da compra e venda.

São muitas as ferramentas do marketing digital disponíveis para construir e manter um relacionamento com o consumidor, todavia, antes de avaliar qual usar, uma marca deve entender que o marketing de conteúdo precisa estar sempre alinhado às necessidades do cliente e representar os princípios e a imagem da marca.

O marketing de conteúdo refere-se à estratégia de produzir e divulgar conteúdo relevante para o consumidor, capaz de atraí-lo de forma natural e espontânea e transformá-lo em um cliente ativo da marca.

Ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, o buscador mostra o conteúdo mais relevante e com o melhor posicionamento em seu ranking de pesquisa. Quanto mais apropriado para o público for o conteúdo, maior será a chance do consumidor encontrar uma empresa.

A internet transformou o conceito e a percepção das pessoas em relação às marcas que elas se identificam. E-mail marketing, sites, blogs e redes sociais são algumas ferramentas do marketing digital que podem ajudar a fidelizar o cliente.

O consumidor procura, cada vez mais, por marcas que ofereçam experiências de consumo que ultrapassem suas expectativas. Não basta anunciar e vender um determinado produto ou serviço, é fundamental estabelecer uma relação além da simples compra e venda, onde a marca demonstra interesse em satisfazer o consumidor, mesmo após a aquisição do produto ou serviço.

marketing digital consegue antecipar e interagir com o cliente certo, no momento correto. Seja por meio do e-mail marketing, uma ferramenta propícia para uma marca se manter próxima do cliente ou do cliente em potencial, desde que utilizada com cuidado e de forma segmentada; a partir das mídias sociais, uma opção mais íntima e informal que o e-mail de se relacionar com o consumidor; através da criação de um blog, ferramenta de marketing que serve para atrair o público com conteúdo de qualidade e criar uma relação verdadeira com os leitores, ou outra ferramenta qualquer do marketing digital, para fidelizar o cliente, é crucial entender que cada um tem as suas características específicas e que devem ser atendidas.